segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Aplicações do Cânhamo #4

Muitas são as aplicações das fibras de cânhamo. De múltiplas granulometrias, estas fibras podem ser substitutos para a maioria dos materiais não naturais aplicados na indústria do Têxtil e da Construção. Já aqui falei de cimento de cânhamo e de isoladores térmicos.

As fibras de cânhamo podem igualmente servir como substituto às fibras de vidro nas mais diversas aplicações, nomeadamente na construção de pranchas de surf.

Uma das empresas que já utilizam esta tecnologia é a Norte-Americana Us Hemp Co. As fibras de Cânhamo substituem as fibras de vidro, um material que utiliza na sua produção solventes poluentes. 


Os blocos de poliuretano que constituém o corpo da prancha são dos materiais menos biodegradáveis. Existem já alternativas, como algumas madeiras ou cortiças de pouco densidade e peso leve com as quais se pode construir pranchas ocas.

Um exemplo deste método encontra-se explicado no site do Paul Jensen que ainda à uns meses deu um workshop sobre o assunto em Portugal. Outra marca de pranchas ecológicas interessante é a Ocean Green.
As pranchas da Us Hemp Co nunca custam menos do que 500 euros.

Nenhum comentário: