domingo, 29 de junho de 2008

Aplicações do Cânhamo #1

Uma das mais comuns aplicações das fibras de cânhamo são os revestimentos de isolamento térmico para os edifícios.


Segundo a Quercus a construção sustentável e uma adequada eficiência energética dos edifícios reduz 40% a 50 % das emissões de CO2 e até 40% dos consumos energéticos nacionais.

Em Portugal, nos raros casos em que se recorrem a sistemas de isolamento térmico, opta-se pelo recurso a produtos à base de Poliestireno extrudido ou espandido, materiais muito pouco "amigos" do ambiente.

As coberturas ecológicas à base de fibra de Cânhamo são um dos melhores isoladores térmicos e acústicos do mercado, com uma capacidade calórica a rondar os 1700 J/Kg.K e uma condutividade térmica na ordem dos 0.040 W/mK (o Poliestireno extrudido ronda os 0.036 W/mK).


O preço de mercado ronda os 5,6 Euros por metro quadrado, mais barato que alguns tipos de cobertura de Poliestireno. Por cada Kg de cobertura de cânhamo aplicado é recuperado 1.4 Kg de CO2.

Segue-se uma lista de alguns produtores de coberturas isoladores de Cânhamo:

EcoMerchant (Inglaterra)
HempFlax (Alemanha)
NaturalDeco (Inglaterra)
Agrofibra (Espanha)

3 comentários:

Rodrigo disse...

Bom dia a todos.

E verdade o canhamo e realmenet eficaz.

Eu tenho uma casa de madeira, e optei para esse sistema de isolamento de canapa. No intanto o produto era frances da Cavac Biomateriaux.
www.cavac-biomateriaux.com

Rodrigo disse...

Hmm e como voce fez rodrigo para conhecer este produto frances? Eu sou um vendedor deste produto na Italia, e Suiça. Seria interessante pra mim como voce fez para descobrir este produto.
Até!

Unknown disse...

Rodrigo e este produto já chegou a Portugal?
Apesar de sermos poucos mas ainda somos alguns!
Para quando? Estou interessado em saber se há distribuidor em Portugal?
Boas Vendas
Fernando Sousa