quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

E se o cimento fosse feito a partir de cannabis? - in Diário Económico

No Reino Unido e em França, usar cânhamo (uma espécie de cannabis) na construção é uma prática cada vez mais comum.
"Alguns devotos pensam que é a resposta para tudo", afirma Pete Walker sobre o cânhamo. "Pode comer-se [é rico em óleos omega-3 e omega-6], utilizar-se como loção corporal, vestir-se, escrever-se - e, obviamente, fumar-se - mas o nosso interesse recai sobre a possibilidade de ser utilizado na construção".
O director do Centro de Materiais de Construção Inovadores do Instituto de Investigação da Construção do Reino Unido na Universidade de Bath iniciou recentemente um projecto de 856 mil euros (740 mil libras), financiado pelo governo do Reino Unido e pelo sector da construção, para estudar e desenvolver a utilização deste material na construção. A pesquisa é sustentada em mais de mil anos de história. Arqueólogos em França descobriram uma ponte do século VI em que as pedras foram ligadas com argamassa à base de cânhamo.
Ao longo de milhares de anos, o cânhamo tem sido cultivado pelas suas fibras que são usadas para fazer cordas e têxteis. Também conhecido por ‘Cannabis sativa', era tão importante para a economia durante o reinado de Henrique VIII que os agricultores eram obrigados a cultivá-lo.

Das estrebarias para a construção
É o espesso núcleo interno da planta do cânhamo, o subproduto que resulta dp "desperdício" da extracção das fibras, que é usado na construção. Na prática, o cânhamo substitui o inerte - pedras e gravilha - que é normalmente utilizado na mistura com o cimento para formar betão. A Lime Technology, uma das empresas líderes na construção à base de cânhamo, denomina o seu produto de "hemcrete" - "betânhamo".
Tradução de Carlos Jerónimo

2 comentários:

Francisco Ramos disse...

Queria perguntar se esta informação da Wikipedia é verdadeira: "Há limitações quanto ao seu plantio(cãnhamo), sendo permitido só para terrenos de até um hectare, segundo normas da comissão agrícola européia." É verdade que, se eu quiser plantar cãnhamo em Portugal, só posso ter 1hectare de cãnhamo, e não posso cultivar mais hectares com cãnhamo?

Conrado Andrade disse...

Parabéns pelo blog, ótimo conteúdo!

Sou ativista e caso queira trocar informações, por favor, me mande um email.

conradouk2@gmail.com